sexta-feira, 20 de abril de 2012

Estilistas da Década de 10 - PAUL POIRET

A década de 10 é considerada um dos marcos da história da moda, onde foi criada a profissão "estilista" através de Paul Poiret, mas vamos falar dele depois. A silhueta da década de 10 era considerada mais livres que as demais, pois, o fim do espartilho havia chegado, os ombros não eram mais marcados, e nem a cintura, influências orientais, e vestígios do Art Nouveau podiam ser encontrados nas estampas e nas formas.

Os principais estilistas dessa década e suas características são:

Mariano Fortuny- influência greco-romana;
Jacques Doucet- romantismo;
Jeanne Lanvin- Saias e roupas infantis;
Jeanne Paquin- Grandes chapéus enfeitados;
Edward Molyneux- tecidos leves e fluidos
Jean Patou- Esportismo
Dentre os estilistas dessa década, o que mais se destaca é Paul Poiret, por ser considerado o primeiro estilista.
Poiret é Parisiense, nascido em 1879, abriu sua primeira loja na sua própria casa, Projetava suas próprias vitrines e ganhou renome ao ter alta costura inspirada em trajes orientais como o Kimono, propondo cores fortes e estampas marcantes.
Além de ter libertado as mulheres do espartilho, Poiret inovou com as calças pantalona e a silhueta abajour.

Sua carreira teve fim quando ele foi convocado à servir o exército. Quando foi liberado em 1919, sua maison estava quase falindo. Poiret chegou a ter sua loja na mesma rua que Coco Chanel, as vezes bate-bocas aconteciam, e Chanel se baseava em melhor acabamento e elegância, já Poiret estava centrado apenas na estética. foi isso que fez a Maison Chanel se sobressair e a dele vir a fechar .


Nenhum comentário: